Demo Blog

'Google Developer Day' destaca os avanços do HTML5 nos navegadores

por Anônimo

Evento reúne mais de 1,3 mil pessoas em São Paulo.
Últimas novidades são apresentadas aos profissionais de tecnologia.

O Google apresentou nesta sexta-feira (29) em São Paulo, durante o evento "Google Developer Day", os avanços do HTML5 nos navegadores usados em desktops e em aparelhos móveis. Segundo a companhia, algumas funções existentes hoje eram impossíveis há um ano. Entre as novas características mostradas no evento está a possibilidade de integrar componentes do computador ao browser.

Como exemplo, a empresa mostrou uma busca sendo realizada por voz em um desktop. Assim como já funciona em celulares, o usuário pode pesquisar um termo apenas pela voz. O browser converte o som em texto e o busca na internet. O internauta pode, também, mover objetos na tela do desktop, ao virar o computador para o lado, por exemplo.

Google Developer Day

Google apresentou as últimas novidades para desenvolvedores em evento em SP.

(Foto: Laura Brentano/G1)

"Hoje, temos cinco navegadores importantes que estão buscando inovações para o HTML5", disse Ernesto Delgado, engenheiro de programas do Google. Conforme a empresa, o mercado de celulares impulsionou os computadores a adotarem o HTML5. "Houve um intervalo enorme entre a versão 4, em 1997, e a 5, que chegou em 2009", disse Delgado. Por isso, o Google acredita que os internautas hoje procuram novas funções em seus navegadores.

"O browser está se tornando uma plataforma inovadora", completou Delgado. Além disso, a empresa disse que o HTML5 também mudará a forma como as aplicações são criadas.

Loja do Chrome
Durante o evento, o Google também falou sobre a loja de aplicativos do Chrome, que deve chegar ainda este ano. No portal serão vendidos aplicativos para a web, assim como funciona o do Android. Segundo a empresa, o navegador do Google já tem 70 milhões de usuários no mundo, e o Brasil é o segundo país que mais utiliza o browser.

Como a cobrança por aplicativos na internet pode não ser muito bem aceita pelos internautas, Eric Bidelman, desenvolvedor do Google, disse que é bom lembrar que sempre existirão muitas ferramentas gratuitas. Além disso, a companhia acredita que a loja irá melhorar a vida dos usuários que buscam aplicativos. “Como a loja é baseada na nuvem, os usuários, hoje, estão mais ‘confortáveis’ em relação a isso”, disse Ryan Boyd, desenvolvedor do Google. Segundo a empresa, todo o lucro dos aplicativos vendidos na loja irá para o desenvolvedor.

Fonte

0 comentários mais...

1º Concurso de app. android do Brasil

por Anônimo

Um concurso para eletrizar os androids e sacudir os desenvolvedores!

Mande o seu aplicativo em português e concorra a R$ 20 mil + uma viagem pra China!

Inscrições até 10 de dezembro!

A Huawei é uma das principais fornecedoras da nova geração de soluções de telecomunicações. Com mais de um bilhão de usuários no mundo, atende 45 das 50 principais operadoras globais, a Huawie tem como compromisso fornecer produtos, serviços e soluções inovadoras e personalizadas, com o objetivo de gerar valor e potencial de crescimento para seus clientes.

Além de serviços de rede, conexões e plataformas de cobranças, a Huawei possui um enorme portfolio de produtos, como mini-modems 3G com TV digital full HD, roteadores, telefones fixos, pads e aparelhos celulares GSM, 3G e Androids, que estão disponiveis no mercado por meio de parceiras com as principais operadoras e varejistas.

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do mercado nacional de aplicativos Android, a Huawei lança o concurso Android Lab. O desenvolvedor brasileiro mais inovador que estiver disponível no Android Market receberá o premio de R$ 20 mil e uma viagem para a China.

Farão parte da banca julgadora engenheiros da Huawei, o Creative Commons, Gizmodo e Zumo.

O desafio será lançado no dia 28 de outubro durante a Futurecom Brasil 2010 evento do setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, que acontece em São Paulo. Os interessados têm até 10 de dezembro para mandar seus aplicativos para avaliação e a deliberação dos jurados será no dia 15 de dezembro de 2010. Não perca essa chance! Participe, contribua e seja um vencedor!

Fonte

0 comentários mais...

Busque falando para o Google em seu android

por Anônimo

 

Em um celular, com um teclado menor ou virtual, digitar rapidamente os termos de busca pode não ser a melhor opção. Em vez disso, uma interface mais humana, rápida e eficiente seria poder falar os termos de busca, que seriam interpretados por seu celular. Hoje anunciamos uma solução de reconhecimento de voz em português para a realização de buscas. Agora se você tem um telefone Android com sistema 2.1 em diante ou um iPhone poderá usar o recurso de 'Pesquisa por Voz'. Para fazer uma busca, simplesmente fale para o seu celular os termos de busca desejados. O aplicativo converte voz em texto, tornando ainda mais fácil fazer buscas na Internet. Além disso, é também possível converter unidades (Reais para Dólares, ou quilômetros para milhas, por exemplo), procurar notícias sobre um assunto específico ou ainda encontrar bares e restaurantes perto de localização atual do usuário. Veja o vídeo com uma demonstração.

Cintia Sale explicando como utilizar o aplicativo no Android.


Para baixar esse aplicativo, procure 'Pesquisa por Voz' no seu Android Market, ou 'Google Mobile App' no iPhone App Store.
E, o que aconteceria se o seu GPS se encontrasse com o Google?
Navegação em Mapas por GPS
Além das funcionalidades acima, a Pesquisa por Voz também esta completamente integrada ao mais novo serviço de navegação do Google, a Navegação em Mapas por GPS, disponível agora também no Brasil, integrado ao Google Maps para celulares Android. O sistema utiliza o GPS do celular para calcular rotas, com instruções sonoras que cobrem passo-a-passo do começo até o fim do percurso desejado, indicando o caminho a seguir. O usuário com smartphone rodando Android 1.6 em diante poderá simplesmente falar o destino para o telefone, recebendo assim a rota detalhada de sua viagem. Por usar como base o Google Maps, todas as informações recebidas no celular estarão sempre atualizadas, sem a necessidade de baixar pacotes com atualização de mapas.
Com esses lançamentos, os usuários de telefones Android e iPhone poderão romper a barreira da digitação de instruções para fazer uma busca ou encontrar seu caminho até o destino desejado.
O Navegador GPS é uma função integrada ao Google Maps, e já está disponível (sem a necessidade de atualiazação) no seu Android.
Para mais informações sobre estes e outros aplicativos visite o portal mobile do Google em http://mobile.google.com.br.
Postado por: Hugo Barra
Diretor mundial para dispositivos móveis do Google

Fonte

Bacana, não? Agora o jeito é esperar isso para pc, notebook, etc também,rsrs.

0 comentários mais...

As redes sociais nas grandes empresas

por Anônimo

 

 

A rede social da IBM, o Lotus Connection:

IBM - Lotus Connection

Acho que é uma ótima oportunidade de aumento de produtividade em grandes corporações, tais como a própria IBM e outras empresas, sendo que seus funcionários possam compartilhar conhecimento de forma geral, desde fóruns, blogs, wiki, vídeos, arquivos  e etc.

0 comentários mais...

Esportes através de uma câmera

por Anônimo

 

Ficou demais essa compilação, adorei!

0 comentários mais...

Lógica e criatividade são essenciais para profissional de TI

por Anônimo

 

 

Profissionais que escolhem a área de Tecnologia da Informação (TI) estão em constante adaptação às novidades do mercado. Então, se você está sempre antenado nos lançamentos tecnológicos, é fissurado em games e tem curiosidade por entender o funcionamento das coisas vai gostar de saber que é possível trabalhar com seus hobbies. E mais ainda, que esse é um mercado cheio de oportunidades.

Nesta terça-feira (29), o G1 traz em seu Guia de Carreiras o curso de processamento de dados, ou tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, como também é chamado. A graduação está entre os cursos de TI oferecidos no Brasil.

"A área de tecnologia está crescendo e a procura por esses cursos é muito grande. Existem estudos que apontam que a tendência é que a área se expanda ainda mais. Hoje em dia, a demanda de empresas procurando por profissionais capacitados é bastante significativa", diz Hamilton Martins Viana, chefe do departamento de tecnologia da informação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP).

O crescimento no número de vagas na área de TI deve-se à gama de possibilidades de atuação. "Um aluno graduado em TI pode trabalhar em todos os tipos de empresa, que oferecem qualquer tipo de serviço. Isso porque ele desenvolve projetos de sistemas para a informatização de empresas em suas rotinas administrativas", diz Viana.

"O profissional de análise e desenvolvimento de sistemas está apto a trabalhar em todas as etapas de desenvolvimento de sistemas computacionais. Estas etapas são a análise, projeto, implementação e implantação de sistemas computacionais", afirma André Zampieri, coordenador do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas da Universidade Caxias do Sul (UCS).

Curso
O curso de graduação em processamento de dados não é um bacharelado, é um curso tecnológico, voltado diretamente para a parte prática da profissão. "O curso tem o mesmo valor para um mestrado, doutorado, ou pós-graduação. A diferença é que o bacharelado é mais amplo, e o curso de tecnologia é voltado para a prática no mercado de trabalho", diz Viana, da Fatec-SP.

Características esperadas do estudante de TI são o gosto pela informática e bom raciocínio lógico. "As matérias mais comuns são as disciplinas de Programação de Computadores, de Análise e Projeto de Sistemas, Banco de Dados e disciplinas que complementam o trabalho desenvolvido nestas", diz Zampieri.

E o coordenador dá a dica: "a tecnologia avança muito rápido, e em ciclos cada vez mais curtos. Por isso, o profissional deve se reciclar e adquirir novos conhecimentos e habilidades".

Ficha curiosidades processamento de dados

(Foto: Arte/G1)

Dia a dia da profissão
Segundo Zampieri, na análise de sistemas é realizado o levantamento das necessidades que o sistema computacional se propõe a resolver. Na etapa de projeto, com os dados obtidos na análise, um projeto sobre como será o sistema computacional é produzido. A fase de implementação é quando o sistema computacional é construído (programado). Já a etapa de implantação ocorre quando o software é disponibilizado para o uso.

O profissional egresso do curso pode atuar, principalmente, como analista de sistemas, programador de computadores, analista de banco de dados e consultor de TI. É possível trabalhar em empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas computacionais ou em empresas que utilizam sistemas computacionais.

"Hoje em dia, todos os tipos de organizações utilizam sistemas computacionais - indústria, comércio, serviços, bancos e até empresas da área da saúde. Também há o poder público, como prefeituras, governo federal e governos estaduais. Os profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas estão aptos a trabalhar em qualquer empresa que necessite utilizar sistemas computacionais, seja no auxílio à tomada de decisões, ou no gerenciamento dos seus processos operacionais", diz Zampieri.

Escolha de menino
"Escolhi a área de tecnologia aos 12 anos. Comecei a lidar com computadores por meio de amigos e, a partir dalí, essa se tornou uma das paixões da minha vida. Curto tecnologia e gosto disso inclusive no meu tempo livre. Comecei a desenvolver [sistemas] na adolescência, e o ingresso na carreira de TI foi natural. O que me atraía era lidar diretamente com tecnologia e computação", diz Eduardo Campo de Oliveira, formado em processamento de dados.

Eduardo se formou em 1994 e hoje é gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil. "Comecei na área técnica e trabalhava como analista de sistemas. Optei pela área de desenvolvimento porque gostava muito de programar. Trabalhei sete anos em um banco e pude atuar em diversos projetos na área financeira", afirma.

Com o crescimento na carreira, ele decidiu complementar a formação técnica com uma pós-graduação em marketing. "Queria trazer o aspecto de negócios para a área de tecnologia", diz. Segundo o gerente, a tecnologia se associa ao marketing. "O objetivo do marketing é demonstrar um produto, por isso conhecer tecnologia é o primeiro passo para entender como aquele produto vai atender às necessidades de um usuário."

Segundo Eduardo, o profissional de TI pode escolher entre as áreas de infraestrutura, que é o planejamento do sistema, ou o desenvolvimento do sistema na prática.

"A fama de nerd não é fama", diz Oliveira, em tom de brincadeira. "É preciso ser um pouco nerd para gostar de tecnologia, mas isso não significa que a pessoa precise ficar 100% do tempo vendo uma tela de computador. Eu, por exemplo, pratico esportes, gosto de música, já fiz curso de teatro, então depende muito de cada um. Tem desde o cara que é completamente fissurado em tecnologia, o famoso geek, e aquele que tem gostos variados. Acho que hoje em dia não dá para termos nenhum estereótipo do profissional de TI", afirma.

Fonte

0 comentários mais...

Procura algo?

Busque aqui para achar algo no site:

Caso não tenha achado o que procurava, me envie um email para que eu possa cuidar disso para você.

Paperblog :Os melhores artigos dos blogs