Demo Blog

Raupp defende parceria entre institutos de pesquisa e indústria

por Anônimo

24/01/2012 19h50 - Atualizado em 24/01/2012 20h10

Ministro disse que poucas empresas brasileiras investem em inovação.
Raupp tomou posse nesta terça no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fábio AmatoDo G1, em Brasília

 

O novo ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e a presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto (Foto: José Cruz/ABr)O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco
Antonio Raupp, e a presidente Dilma Rousseff,
durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto
(Foto: José Cruz/ABr)

O novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, defendeu nesta terça-feira (24) o fortalecimento dos institutos de pesquisa nacionais e a ampliação das parcerias com empresas privadas de modo a alavancar o desenvolvimento de novos produtos no país.

"Os institutos de pesquisa, fortalecidos, devem se alinhar à política de ciência, tecnologia e inovação [do governo] de modo a se dedicarem a grandes projetos mobilizados e estruturantes do desenvolvimento sustentável", disse o novo ministro, durante cerimônia de transmissão de cargo com seu antecessor, Aloizio Mercadante, em Brasília.

Raupp disse que um de seus principais desafios no ministério será fazer a aproximação entres os institutos de pesquisa e a indústria nacional. Citou como exemplo uma parceria firmada entre a Telebrás e a Embraer para desenvolvimento de um satélite geoestacionário, ainda em fase de implementação.

O ministro afirmou que poucas empresas brasileiras investem em inovação tecnológica, medida que considerou essencial para a competição em um ambiente de mercado globalizado.

"Ainda é muito reduzido o número de empresas brasileiras que investem na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços para o mercado. Sem o investimento em p&d, as empresas brasileiras não inovam, perdem competitividade e correm o risco de serem engolidas ou trucidadas pelas concorrentes de outros países", disse.

Mais cedo, durante a cerimônia de posse no Palácio do Planalto, o assunto foi tratado pela presidente Dilma Rousseff em seu discurso. Ela falou sobre a necessidade de um "casamento" entre universidade ou centros tecnológicos com empresas.

"Não há nem transferência de tecnologia quando você não tem empresa capacitada para absorver, empresa privada, empresa pública... Há que ter uma empresa, e não tenha um instituto tecnológico e uma rede de pesquisa científica. Ninguém transfere tecnologia, ninguém absorve tecnologia sem essa parceria", disse a presidente.

Segundo o novo ministro, o papel fundamental das universidades deve ser "a formação de profissionais qualificados para atender às diversas demandas da sociedade, acompanhada da realização de pesquisa científica". Entretanto, disse ele, os institutos de pesquisa "são o ente mais apropriado para fazer a intermediação do conhecimento científico com o sistema produtivo".

'Potência ambiental'
Raupp disse ainda que o desenvolvimento da exploração sustentável da biodiversidade do país será outro desafia de sua pasta. De acordo com ele, o sucesso nesse plano pode levar o Brasil a se tornar a "primeira potência ambiental do planeta."

"Temos as condições básicas para isso: meio ambiente riquíssimo e um sistema de ciência e tecnologia maduro e dinâmico. A questão é aproximar esses conceitos", disse o novo ministro.

Fonte

Eu sinceramente não sei muito sobre a histório do sr. Raupp, mas gostei muito da declaração dele.

Quem esta na acadêmia sabe o quanto é distante a conversa sobre faculdades e mercado, pelo menos aqui no Brasil, é uma triste realidade. Aonde as duas partes precisam reavaliar a melhor forma de cooperação entre as mesmas, ganhando assim, inovação pelo lado da acadêmia e produtos inovadores e profissionais capacitados no lado do mercado.

Muito bom sr. Raupp, continue assim para que o nosso país se destaque no setor de ciências e tecnologia também.

0 comentários mais...

Entenda os problemas do SOPA para o Brasil e o mundo

por Anônimo

 

Posted on 13/01/2012 by João Carlos Caribé

SOPA, Protect IP e e-parasites são projetos de lei que estão tramitando no congresso Americano. SOPA significa “Stop Online Piracy Act”, e estabelece o uso no território Americano de um mecanismo de censura sobre a Internet semelhante ao utilizado em países como a China, Irã e Síria, com a desculpa de coibir a pirataria online, ou seja, pretendem combater práticas sociais que historicamente utilizamos para ter acesso alternativo à qualquer obra cultural: trocar, compartilhar, emprestar… tal qual sempre ocorreu nas Bibliotecas.

O SOPA não afetará apenas os Estados Unidos, pois o país alem de concentrar a maior parte da infra-estrutura da rede, concentra quase todos os serviços e sites que utilizamos diariamente, e que podem ser afetados tais como Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twiiter, e muitos outros. Temos de lembrar também que muitos sites são hospedados nos EUA, mesmo sem ter TLD americano e outros fora dos EUA com TLD americano como (.com, .net, .org) em ambos os casos o site estará debaixo da legislação Americana.

SOPA também prevê instrumentos para bloquear os serviços de publicidade e pagamento online sob a jurisdição dos EUA, impactando qualquer site no mundo, apenas com base em uma denuncia de suspeita,e sem ordem judicial.

Os problemas não acabam por ai, o SOPA afetará profundamente a liberdade de expressão na Internet, todos os sites se verão obrigados a aplicar mecanismos de auto-censura, e filtrar toda atividade online de seus usuários para evitar serem bloqueados.

O que diz a lei (SOPA)

Quando um site for denunciado, todos os demais sites que tenham “relacionamento” com ele e não queiram sofrer as conseqüências legais terão cinco dias para:

  • ISP: Deverão bloquear os seus DNS (impedindo o acesso ao domínio)
  • Serviço de hospedagem: Deverão bloquear o acesso ao site
  • Publicidade: Deverão bloquear a publicidade
  • Serviços de pagamento: Deverão congelar os fundo
  • LInks : Deverão ser removidos links ao site

Efeitos colaterais

Muitas tecnologias (como a rede anônima “TOR”, os DNS alternativos, as redes P2P e os proxys VPN) que permitem a navegação e/ou distribuição de informações anônimas e sem censura, e que são fundamentais para muitos ativistas e organizações políticas em todo o mundo, basicamente se verão ilegais de um dia para outro.

Os provedores de Internet, email, blogs gratuitos, mensageiros instantâneos e redes sociais serão forçados a espionar todo conteúdo publicado por seus usuários em busca de material não autorizado e eventualmente bloqueá-los.

Todas as tecnologias inovadoras nasceram de alguma forma da “pirataria”: O Cinema x as patentes, a indústria fotográfica x seus interpretes, o radio x a industria fonográficas, o vídeo cassete x cinema, a TV a cabo x TV aberta. Todas operaram em áreas de incerteza jurídica, até as leis se adaptaram ao novo, sem tentar muda-lo. Um marco legal restritivo e antiquado como o que se quer impor agora sufocaria muitas das novas ideias e sem duvida sufocará as próximas grandes ideias.

As comunidades online, em especial as comunidades colaborativas que são o fenômeno da Internet que afetam mais profundamente a nossa sociedade, ou seja, desde a esfera cultural, política, social até a econômica. O bloqueio de sites e tecnologias a serviço destas comunidades irá em muitos casos impedida-las de continuar existindo.

O Brasil e o SOPA

No Brasil estamos ha anos lutando contra o o AI5Digital (PL 84/99) e a favor do Marco Civil da Internet (PL 2126), tem sido uma luta incansável. Todo este esforço pode ser perdido com a aprovação do SOPA, pois junto com a lei Sinde na Espanha e Hadopi na França, ele pode ser um terrível instrumento de pressão para que o Brasil e demais países adotem legislações semelhantes. É importante lembrar que a Lei Sinde que aparentemente havia sido brecada por ativistas Espanhois, foi aprovada logo no inicio do novo mandato sob grande pressão Americana, e que o AI5Digital, que fora congelado em 2008 voltou a tona no inicio deste ano com grande pressão para aprovação. Não podemos descansar nenhum minuto!

Este texto é uma tradução livre e adaptada do Infográfico disponível no site Direito de ler, saiba mais lendo a entrevista com o Sérgio Amadeu.

Fonte

0 comentários mais...

How to Properly Clean All Your Gadgets Without Ruining Them

por Anônimo

No matter how clean a house you keep, your computers and gadgets are bound to get a little dirty here and there. Here's what you need to clean them, and how to do it without hurting them.

Your gadgets aren't as resilient as they might seem, and just spraying Windex on everything and rubbing it down with a paper towel can cause all sorts of damage to a device. However, they are remarkably easy to clean as long as you do it right—and you can do most of it with just a few simple household items (or at the very least, a trip to CVS). Here's how to do it.

Clean Your Monitor With White Vinegar

Full size

LCD screens are pretty delicate, and you don't want to press hard on them, because that can burn out the pixels. Instead, turn your monitor off (so you can better see the dirty spots), and grab a dry microfiber cloth. Many monitors and other gadgets come with one. From there, just gently wipe the screen. If you have a more hearty build-up of spots or gunk, resist the urge to press hard and wet the cloth with a 50-50 mix of water and white vinegar. You can use a special monitor cleaner if you desire, but the vinegar/water mix should work just fine. If you can, though, use distilled water instead of tap water, as tap water is likely to leave white spots on your screen from salt or other deposits.

Remember, as you're doing this, that you want to use a soft cloth, preferably microfiber. Do notuse anything paper-based, like paper towel, Kleenex, or toilet paper, since it can scratch up your monitor. Also remember never to spray any liquid on the monitor itself—always spray it on your cloth first.

Photo by Jay Reed.

Clean Your Keyboard with Compressed Air and Rubbing Alcohol

Full size

We've mentioned this before, but our friends over at the How-To Geek have a great rundown on how to deep clean your keyboard. If your keyboard is only mildly dirty, you should be able to get by with two things: blowing some compressed air in between the keys (to blow out dust) and cleaning dirty keys with a swab of rubbing alcohol to remove oil, grime, and germs. Alternatively, we've become very big fans of the Mr. Clean Magic eraser, and it'll do wonders for a grimy keyboard, especially if it's noticeably oily. If your keyboard's rather disgusting, though, you might have to pop out the keys and really dig in with a toothbrush. Check out their full guide for more info on how to do that.

Also, don't forget to turn your keyboard off (if it's wireless) or unplug it (if it's wired) before you start cleaning. If you're just giving it a quick wipe-down, though, and don't want to get behind your tower, you can use an app like previously mentioned ToddlerTrap (Windows) previously mentioned Keyboard Cleaner (Mac) to turn it off while you touch it up.

Photo by Liszto.

Clean Your Mouse with a Bit of Water or Alcohol

Full size

With the exception of old-school mice or theApple Mighty Mouse, most mice shouldn't need to be opened up to be cleaned. Generally, you can just turn it over and take a cotton swab to the rubber pads, wetting it with water or alcohol if necessary. For the mouse buttons, you should be able to clean it in much the same way you did the keyboard—use some alcohol on a cotton swab to rub away dirt and grime. If you absolutely have to, you can look up a guide to taking apart your mouse, but know that this probably voids your warranty and shouldn't be necessary in most cases. Also, remember to turn off or unplug your mouse before cleaning.

Photo by Dave Bleasdale.

Clean Your Laptop Body with a Mr. Clean Magic Eraser

If you have some non-acetone nail polish remover around, it's been known to clean up laptops (especially lightly-colored ones, like MacBooks) quite well, but nothing works quite as well as the Mr. Clean Magic Eraser. Get it wet, wring out as much water as you can, and lightly rub it over your trackpad, keyboard, and laptop body. It should clean them up, remove any grease from your fingers, and give it that new, fresh-from-the-store look. Don't press down too hard, since the Magic Eraser has a tendency to "shed" when rubbed hard, which will just dirty your computer up more. If your computer's grimier than that, clean your keyboard with an alcohol-soaked swap as described above in the keyboard section.

Clean Your Touch Screen Gadgets with Water and Vinegar

Full size

Like your monitor, the best cleaner for a touch screen device is a 50/50 mix of distilled water and vinegar. That said, touch screens are a bit more resilient than LCD monitors, due to the fact that they're meant to be touched, so you can press a bit harder if you have a particularly stubborn spot (don't go overboard, though). Just like everything else, use a microfiber cloth and spray the cloth with a small amount of liquid, not the screen, before wiping it down. The last thing you need is to get your phone wet, void your warranty, and break something important (like the charging socket). Also, if your smartphone is filled with dust, dirt, and other disgusting sediment, you may have to open it up and give it a deeper clean, a process that our friends at the How-To Geek have gone through in detail.

Photo by Ben J. Gibbs.

Fonte

1 comentários mais...

Tumulto suspende venda de iPhones na China

por Anônimo

Multidão tentou, em vão, comprar o iPhone 4S no lançamento em Pequim.
Revoltados, consumidores chegaram a jogar ovos na fachada de loja.

A Apple anunciou a suspensão do lançamento do iPhone 4S em suas lojas da China nesta sexta-feira (13). O objetivo é "garantir a segurança de clientes e funcionários", depois de incidentes ocorridos no lançamento.

"A demanda tem sido incrível e as reservas de nossas lojas na China se esgotaram", diz a empresa, que informou ainda que o iPhone 4S continua disponível pela internet e nas concessionárias autorizadas.

"Infelizmente, não pudemos abrir nossa loja de Sanlitun (em Pequim) por causa da multidão", explicou Apple.

Um porta-voz disse que a venda de todos seus modelos de iPhone, e não apenas do 4S, foi suspensa em todas as Apple Stores da China, três em Xangai e duas em Pequim.

Multidão se reúne para tentar comprar o iPhone 4S em Pequim nesta sexta-feira (13) (Foto: AP)

Multidão se reúne para tentar comprar o iPhone 4S em Pequim nesta sexta-feira (13) (Foto: AP)

Distúrbios ocorreram na sexta-feira diante da loja de Sanlitum, onde mil pessoas esperaram em vão várias horas no frio para serem as primeiras a comprar o iPhone 4S.

Enfurecidos, os clientes chineses jogaram ovos contra a fachada da loja. A polícia tentou intervir, mas não conseguiu impedir que os clientes agredissem um segurança da loja.

Fonte

Eu acho isso muito preocupante, as pessoas começaram a supervalorizar a tecnologia, de uma forma que não é necessária, como se aquilo fosse extremamente importante para elas, esquecendo da razão, educação e bom senso muitas vezes.

Para melhor exemplificar o que quero dizer, segue um vídeo que mostra exatamente o que eu quero dizer :

 

 

Resumindo, tenho receio que as pessoas estejam valorizando mais um produto, um bem material, do que os valores pessoais.

0 comentários mais...

Intel anuncia entrada no mercado de processadores para smartphones e tablets

por Anônimo

Primeiro aparelho com o chip, Lenovo K800 roda a versão 4.0 do Android e tem tela com resolução de 720p

Durante um keynote especial na CES 2012, o presidente da Intel Paul Otellini anunciou aquilo que os geeks esperaram muito tempo para ouvir: a empresa, finalmente, botou seus pés no mercado de chips para smartphones. O primeiro aparelho que traz o processador Medfield embarcado foi mostrado no evento: trata-se do K800, smartphone produzido pela Lenovo e que tem em seu coração o Intel Atom Z2460, o primeiro chip com arquitetura x86 a rodar em um telefone inteligente.
O aparelho tem boas configurações: com 10 milímetros de espessura, ele roda a versão 4.0 do Android, tem tela de 4,5 polegadas com 1280 x 720 pixels de resolução, câmera de 8MP e funciona em redes HSPA+. A empresa afirma que a bateria do aparelho segura 8 horas de conversa em 3G. Como nem tudo é perfeito, o novo aparelho só será vendido na China por enquanto - o maior mercado de smartphones do mundo.
Além da Lenovo, a Intel anunciou uma parceria com a Motorola para que a empresa fabrique telefones e tablets com o novo Medfield. O CEO da Motorola, Sanjay Jha, também esteve presente no keynote e confirmou que a Motorola lançará o primeiro aparelho Android com processador Intel no segundo semestre de 2012. Tudo indica, no entanto, que esse novo smartphone com chip Intel também rodará o Android Ice Cream Sandwich, e deverá ser anunciado oficialmente no Mobile World Congress, em Barcelona, no final de fevereiro.
A chegada da Intel no mundo dos smartphones e tablets, além do esforço que a empresa tem feito para a popularização dos smartphones mostra que, agora, a fabricante de processadores aposta não só na performance, mas também na conectividade e mobilidade dos usuários. Aliás, este foi o tom do discurso de Otellini, que mostrou ao longo do keynote como os processadores estão presente em vários aspectos do nosso dia a dia. "Saímos da era do computador pessoal para a era da computação pessoal. O device é o menos importante", concluiu.

Fonte

Eu achei EXCELENTE essa notícia, juntar a melhor fabricante de processador do mundo para fabricar smartphone com certeza só vem ótimos produtos.

Valeu INTEL!

0 comentários mais...

O que levar em consideração comprar um computador

por Anônimo

 

Uma breve explicação do que levar em conta quando queremos comprar um PC.

0 comentários mais...

Procura algo?

Busque aqui para achar algo no site:

Caso não tenha achado o que procurava, me envie um email para que eu possa cuidar disso para você.

Paperblog :Os melhores artigos dos blogs