'Google Developer Day' destaca os avanços do HTML5 nos navegadores
por Anônimo
Evento reúne mais de 1,3 mil pessoas em São Paulo.
Últimas novidades são apresentadas aos profissionais de tecnologia.
O Google apresentou nesta sexta-feira (29) em São Paulo, durante o evento "Google Developer Day", os avanços do HTML5 nos navegadores usados em desktops e em aparelhos móveis. Segundo a companhia, algumas funções existentes hoje eram impossíveis há um ano. Entre as novas características mostradas no evento está a possibilidade de integrar componentes do computador ao browser.
Como exemplo, a empresa mostrou uma busca sendo realizada por voz em um desktop. Assim como já funciona em celulares, o usuário pode pesquisar um termo apenas pela voz. O browser converte o som em texto e o busca na internet. O internauta pode, também, mover objetos na tela do desktop, ao virar o computador para o lado, por exemplo.
Google apresentou as últimas novidades para desenvolvedores em evento em SP.
(Foto: Laura Brentano/G1)
"Hoje, temos cinco navegadores importantes que estão buscando inovações para o HTML5", disse Ernesto Delgado, engenheiro de programas do Google. Conforme a empresa, o mercado de celulares impulsionou os computadores a adotarem o HTML5. "Houve um intervalo enorme entre a versão 4, em 1997, e a 5, que chegou em 2009", disse Delgado. Por isso, o Google acredita que os internautas hoje procuram novas funções em seus navegadores.
"O browser está se tornando uma plataforma inovadora", completou Delgado. Além disso, a empresa disse que o HTML5 também mudará a forma como as aplicações são criadas.
Loja do Chrome
Durante o evento, o Google também falou sobre a loja de aplicativos do Chrome, que deve chegar ainda este ano. No portal serão vendidos aplicativos para a web, assim como funciona o do Android. Segundo a empresa, o navegador do Google já tem 70 milhões de usuários no mundo, e o Brasil é o segundo país que mais utiliza o browser.
Como a cobrança por aplicativos na internet pode não ser muito bem aceita pelos internautas, Eric Bidelman, desenvolvedor do Google, disse que é bom lembrar que sempre existirão muitas ferramentas gratuitas. Além disso, a companhia acredita que a loja irá melhorar a vida dos usuários que buscam aplicativos. “Como a loja é baseada na nuvem, os usuários, hoje, estão mais ‘confortáveis’ em relação a isso”, disse Ryan Boyd, desenvolvedor do Google. Segundo a empresa, todo o lucro dos aplicativos vendidos na loja irá para o desenvolvedor.
0 comentários