Demo Blog

'Google Developer Day' destaca os avanços do HTML5 nos navegadores

por Anônimo

Evento reúne mais de 1,3 mil pessoas em São Paulo.
Últimas novidades são apresentadas aos profissionais de tecnologia.

O Google apresentou nesta sexta-feira (29) em São Paulo, durante o evento "Google Developer Day", os avanços do HTML5 nos navegadores usados em desktops e em aparelhos móveis. Segundo a companhia, algumas funções existentes hoje eram impossíveis há um ano. Entre as novas características mostradas no evento está a possibilidade de integrar componentes do computador ao browser.

Como exemplo, a empresa mostrou uma busca sendo realizada por voz em um desktop. Assim como já funciona em celulares, o usuário pode pesquisar um termo apenas pela voz. O browser converte o som em texto e o busca na internet. O internauta pode, também, mover objetos na tela do desktop, ao virar o computador para o lado, por exemplo.

Google Developer Day

Google apresentou as últimas novidades para desenvolvedores em evento em SP.

(Foto: Laura Brentano/G1)

"Hoje, temos cinco navegadores importantes que estão buscando inovações para o HTML5", disse Ernesto Delgado, engenheiro de programas do Google. Conforme a empresa, o mercado de celulares impulsionou os computadores a adotarem o HTML5. "Houve um intervalo enorme entre a versão 4, em 1997, e a 5, que chegou em 2009", disse Delgado. Por isso, o Google acredita que os internautas hoje procuram novas funções em seus navegadores.

"O browser está se tornando uma plataforma inovadora", completou Delgado. Além disso, a empresa disse que o HTML5 também mudará a forma como as aplicações são criadas.

Loja do Chrome
Durante o evento, o Google também falou sobre a loja de aplicativos do Chrome, que deve chegar ainda este ano. No portal serão vendidos aplicativos para a web, assim como funciona o do Android. Segundo a empresa, o navegador do Google já tem 70 milhões de usuários no mundo, e o Brasil é o segundo país que mais utiliza o browser.

Como a cobrança por aplicativos na internet pode não ser muito bem aceita pelos internautas, Eric Bidelman, desenvolvedor do Google, disse que é bom lembrar que sempre existirão muitas ferramentas gratuitas. Além disso, a companhia acredita que a loja irá melhorar a vida dos usuários que buscam aplicativos. “Como a loja é baseada na nuvem, os usuários, hoje, estão mais ‘confortáveis’ em relação a isso”, disse Ryan Boyd, desenvolvedor do Google. Segundo a empresa, todo o lucro dos aplicativos vendidos na loja irá para o desenvolvedor.

Fonte

0 comentários mais...

0 comentários

Postar um comentário

Procura algo?

Busque aqui para achar algo no site:

Caso não tenha achado o que procurava, me envie um email para que eu possa cuidar disso para você.

Paperblog :Os melhores artigos dos blogs