Demo Blog

Como configurar um servidor MySQL para ser acessado remotamente (de qualquer local).

por Anônimo

Author do post : Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas.

---

Neste post irei ensinar como configurar um servidor MySQL para ser acessado remotamente (de qualquer local).

Primeiramente é necessário instalar o MySQL Server. Então baixe o MySQL Server (disponível em http://dev.mysql.com/downloads/mysql/) e execute-o na máquina que ficará rodando o servidor, ou seja, a máquina que será acessada remotamente.

O inicio da instalação é bem simples, apenas dê Next, Next e Next até chegar na tela abaixo.

clip_image001

Nesta tela, selecione a instalação completa e em seguida click em Install. Continue dando Next, Next e depois Finish.

clip_image002

Nesta ultima tela, deixa a opção “Launch the MYSQL Instance Configuration Wizard” habilitada. Clique em Finish e o Wizard de configuração do MySQL será iniciado. Este processo é o mais importante e definirá como o MySQL irá se comportar nesta máquina.

Na tela abaixo, selecione Instalação Detalhada.

clip_image003

Na próxima tela selecione Server Machine.

clip_image004

Em seguida vá clicando em Next até chegar a seguinte tela:

clip_image005

Nela selecione a opção “Add Firewall exception for this por” e cliqu em Next. Vá clicando em Next até chegar novamente na seguinte tela.

clip_image006

Nesta tela, selecione a opção “Launch the MySQL Server automatically” e “Include Bin Directory in Windows Path” e clique em next.

Na próxima tela é necessário cadastrar uma senha de root. Eu recomendo não utilizar nenhuma senha que tenha root no meio, ao invés disso utilize “ert” por exemplo. Ainda nesta tela, NÃO selecione a opção “Enable root acess from remote machines” e clique em next.

clip_image007

Na tela seguinte, clique em next e torça para que tudo seja configurado corretamente. Em seguida clique em Finish. Pronto! Seu MySQL servidor esta configurado. Agora basta setar os atributos necessários para permitir que ele seja acessado remotamente.

Para testarmos as configurações remotas, eu sugiro instalar o cliente do próprio MySQl disponível em http://dev.mysql.com/downloads/gui-tools/5.0.html.

Em seguida, basta permitir acesso ao usuário root remotamente. Entre no prompt de comando do Windows (Iniciar -> Executar -> cmd ) e digite os seguintes comandos.

mysql -u root –p

GRANT ALL ON *.* TO ‘root’@'%’ IDENTIFIED BY ‘ert‘ WITH GRANT OPTION;

FLUSH PRIVILEGES;

Exit

Feito isso, basta fechar o prompt e testar as configurações. Para tal, basta entrar no Mysql Query Browser e no campo Server Host colocar o seu próprio Ip. Se ele iniciar corretamente, significa que as configurações foram feitas corretamente.

Agora basta você acessar este banco de dados de outra máquina usando como host o IP da máquina que foi configurado o MySQL Server e os demais parâmetros, como porta (3306), usuário (root) e senha.

Para complementar este post, é desejável criar um hostname da máquina em que o MySQL Server esta hospedado. Isto deve-se ao fato de que uma hora ou outra o IP desta máquina vai mudar. Então esta técnica faz com que, independente do IP, o cliente sempre consiga acessar o servidor utilizando DNS.

---

Esperamos que ajude vocês,rs.

Um forte abraço.

E obrigado ao Gustavo por essa grande contribuição, valeu meu velho.

5 comentários mais...

5 comentários

  • Giovanni

    Caro amigo, preciso de sua ajuda. Li dezenas de instruções, manual e muitos vídeos na busca da solução. Mey windows é o 7 professional e meu modem é o DSL-2730b da GVT. Instalei o MySQl como servidor e acesso remoto. Dei o GRANT ALL para todo mundo entrar como root com uma senha. Liberei a porta 3306 no roteador. Criei um no-ip. Dei tracert no meu no-ip e ele localiza beleza o meu pc com o mysql. Mas quando tento me conectar, no meu pc mesmo, usando o MySQL-Front, usando o meu no-ip ou mesmo o ip do meu pc.... não acha o mysql, diz "Cant connect to MySQL host...." Em modo localhost funciona sem problemas. Por favor me ajude. Obrigado

  • Anônimo

    Eu gosto de usar com o MySQL - Free ferramenta Valentina Studio, faz tudo o que eu preciso, e faz isso muito bem http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview

Postar um comentário

Procura algo?

Busque aqui para achar algo no site:

Caso não tenha achado o que procurava, me envie um email para que eu possa cuidar disso para você.

Paperblog :Os melhores artigos dos blogs