Demo Blog

Ministro anuncia plano para que empresas de TI invistam mais em inovação

por Anônimo

InovaçãoPara o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante,  as empresas brasileiras ainda investem pouco em inovação, o que pode representar um entrave ao avanço do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que representa 4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e deve chegar a 5%, até 2014, segundo dados da IDC.


“Temos que aumentar os instrumentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). E aumentar rápido. Onde? No setor privado”, disse Mercadante, segundo notícia  divulgada no site do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ainda de acordo com o ministro, de todos os investimentos realizados em pesquisa e inovação no País, 2/3 deles vêm do setor público e só 1/3 da iniciativa privada. “No resto do mundo é o inverso”, acrescentou.
Mercadante destacou também que, apesar do Brasil ocupar o oitavo lugar entre os países que mais investem em TI, está muito atrás de outros mercados em termos de investimentos em pesquisa. Para tanto, lembrou que, enquanto no mercado brasileiro são investidos 1,19% do PIB nesse tema, no Japão essa porcentagem salta para 3,44%, para 2,82% na Alemanha e para 2,79% nos Estados Unidos.
Como forma de tentar reverter esse cenário, o MCT está empenhado em criar uma entidade específica de pesquisas na área de tecnologia. “Seria um centro de excelência de projetos para atender à demanda da indústria”, ressaltou Mercadante. Ele também anunciou que pretende transformar o Finep em um banco público de inovação. Para isso, quer aumentar em mais R$ 2 bilhões o volume de crédito oferecido pela entidade em 2011.
Outra ideia do ministro é ampliar a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico, a Cide da Tecnologia.

Fonte

0 comentários mais...

0 comentários

Postar um comentário

Procura algo?

Busque aqui para achar algo no site:

Caso não tenha achado o que procurava, me envie um email para que eu possa cuidar disso para você.

Paperblog :Os melhores artigos dos blogs