Demo Blog

Porque toda empresa não deve ser uma Apple

por Anônimo

Talvez você esteja estranhando este tópico, mas mantenha-se firme, segure-se na cadeira, porque espero deixar meu ponto de vista claro ao longo do texto para você. caro leitor. -- Eu adoro música, acho que foi a primeira coisa que me apaixonei desde que me conheço por gente, são tantos diferentes tipos de sons, gêneros, timbre de voz, bateristas, guitarristas, baixistas, trompetistas e etc. Conforme foi me desenvolvendo como adolescente fui me identificando com os diferentes tipos de sons, o que me identifiquei mais ao longo dos meus 13 anos foi o Rock, ouvia desde as fitas k-7 da minha mãe das bandas de rock que ela tinha ou no rádio ouvindo Paralamas do Sucesso, Titãs, Nirvana, Gun's and Roses e etc.

Mas de repente algo mudou, um amigo me apresentou um clipe, o que naquela época nós tínhamos apenas a MTV para isso, mas com o avanço de algo chamado 'internet' pelo Brasil estava mudando isso, então ele baixou o clipe de uma banda chamada 'Linkin Park'. Cara, aquilo foi demais, a música era 'Crawling', era muito diferente de tudo que eu ouvi até então. O timbre de voz do Chester (vocalista do Linkin Park) era único, era rouco em um tempo e calmo em outro momento, depois o Mike Shinoda entrava com uma letra de rap e depois o Mr. Hahn entrava com remixes sensacionais! Aquilo era muito bom! Era novo e assim começou o sucesso do Linkin Park. Acredito que todo adolescente já passou pela fase aonde todos os seus amigos começam a aprender a tocar violão. Isso aconteceu comigo,rs. Comecei a aprender a tocar violão e me apaixonei pela coisa, (achei um pouco difícil, mas vale muito a pena) pude pagar apenas duas aulas de violão na época, então uma das aulas o professor me disse que nós devemos tomar cuidado para não tentar imitar os artistas que gostamos, isso se aplicou a mim, pois eu estava tentando cantar igual ao Chester quando tocava 'Crawling' no violão, desde então, toco usando a minha voz mesmo, o que ficou mais autêntico (e mais prazeroso para mim também).

Mas você deve estar se perguntando 'Mas o que isso tem haver com a Apple ?'. Bem é simples, a Apple sofreu uma grande transformação, se tornando a empresa mais valiosa no mundo, isso graças aos seus produtos: smartphones, tablets, notebooks, itunes e etc. E serviços : iCloud, compras de músicas e vídeos pelo iTunes, atualizações e etc. O que é ótimo para qualquer empresa. Porém já faz um certo tempo que vejo várias empresas tentando fazer a mesma coisa e acabam se esquecendo quem são, qual é a sua cultura, os seus valores tanto com seus funcionários quanto aos seus clientes. E isso é triste.


Se há uma empresa que eu admire é a Google, pela qualidade dos seus serviços e pelos seus variados serviços, GMail, Google Search, Images, Reader, Youtube, Blogger e etc. Mas também pela cultura da empresa, de sempre inovar e criar serviços que mudam as vidas das pessoas. Mas infelizmente vejo que há muito tempo ela venha tentando se 'tornar' a Apple. Não somente o Google, mas outras empresas também, para isso basta ver a quantidade de funcionários que estão deixando a empresa, o número de serviços que estão sendo descontinuados, tentando copiar serviços e produtos, não somente Apple, mas o Facebook também.

O que eu quero deixar aqui é algo bem simples, viver pela razão não é sempre a melhor escolha. Para isso vou dar um exemplo (que meu professor de filosofia me deu): Existe duas pilhas de feno iguais, em peso, altura, cor, cheiro, tudo. Que estão separadas de forma que no meio a uma marcação dividindo igualmente a distância de um feno para outro. Nessa marcação você coloca um burro, bem no meio, que fiquei igualmente separado de um feno para outro. Então você diz para o burro: 'Burro, usando somente a razão, a lógica, escolha uma das pilhas de feno.'. Entenda que não há como fazer uma escolha usando apenas a razão, a lógica, ou seja, ás vezes temos que fazer aquilo que nos move, nos impulsiona, nos move pela paixão, pelo amor de fazer aquilo, assim como devemos fazer em nossa vida, logicamente, devemos usar a razão para nos orientar em diversas situações de nossa vida, porém não devemos usar somente ela para isso.

O mesmo se dá no mundo corporativo, nem sempre a empresa que lucra mais, a mais rica do mundo, é sinônimo de sucesso, que se você e sua empresa copiá-la terão sucesso também. Cada um é único, nenhuma empresa é igual a outra, nenhuma pessoa é igual a outra, as empresas são feitas de pessoas, com características, pensamentos e sonhos diferentes. O que torna cada um de nós únicos, isso é maravilhoso, ser você, ser reconhecido pelo que você é, não porque você é mais ou menos parecido com essa pessoa ou essa empresa. No mundo da tecnologia o que nos move é a inovação, a melhoria constante de processos e produtos, mas copiar não é inovar, é somente copiar.

 Um forte abraço,
Valter Henrique.
2 comentários mais...

2 comentários

  • Anônimo

    Oi Gustavo,
    muito obrigado cara.
    Com menos disciplinas na faculdade ajudam a ter um tempinho a mais para escrever.

    Obrigado.

Postar um comentário

Procura algo?

Busque aqui para achar algo no site:

Caso não tenha achado o que procurava, me envie um email para que eu possa cuidar disso para você.

Paperblog :Os melhores artigos dos blogs