Demo Blog

Preparando o ambiente de desenvolvimento do Android no Linux

por Anônimo

Neste tutorial eu ensino como preparar o ambiente necessário para fazer aplicativos para o android no linux, vamos lá?

Primeiro, veja o que é necessário ter para rodar o Android:

Requisitos

Este é o meu caso, utilizo o Eclipse Galileo no Fedora 12.

Eclipse IDE

É sempre bom atualizar o seu eclipse, para isso vá em :
-> Abra seu eclipse primeiramente.
-> help
-> check updates (caso dê conflito de depências, desmarque todas as atualizações selecionadas e vá atualizando aos poucos)

    * Eclipse 3.4 (Ganymede) or 3.5 (Galileo)
    * Eclipse JDT plugin (included in most Eclipse IDE packages)
    * If you need to install or update Eclipse, you can download it from http://www.eclipse.org/downloads/.

      Several types of Eclipse packages are available for each platform. For developing Android applications, we recommend that you install one of these packages:
          o Eclipse IDE for Java EE Developers
          o Eclipse IDE for Java Developers
          o Eclipse for RCP/Plug-in Developers
          o Eclipse Classic (versions 3.5.1 and higher)
    * JDK 5 or JDK 6 (JRE alone is not sufficient)
    * Android Development Tools plugin (optional) (eu optei por instalar o ADT )
    * Not compatible with Gnu Compiler for Java (gcj)

Instalando o ADT:
Para instalar o ADT precisamos antes instalar o SDK do Android (software development kit):
Vá em ADT.

E baixe a versão referente ao seu sistema operacional, depois de baixado, descompacte em uma pasta segura (ou seja, uma que você não irá mudar de local e nem apagar acidentalmente,rs).
Anote o caminho para esta pasta, no meu caso é :

/home/Valter/Android/SDK/android-sdk-linux_86

Você vai precisar deste endereço para referenciar no ADT.

Você agora precisa dizer para o linux que quer uma nova variável de ambiente, então vá na sua pasta /home/seu perfil , lá vá em :
-> Ver
-> Mostrar arquivos ocultos

Procure o arquivo .bash_profile, agora acrescente a variável o caminho para a sua SDK junto com o caminho até a /tools, assim (no meu caso):

PATH=$PATH:$/home/Valter/Android/SDK/android-sdk-linux_86/tools

ou dê o comando :

export PATH=${PATH}:/tools

ficando (no meu caso, já deu para entender que estou falando aqui mas no meu caso, você coloca os dados ao seu caso tudo bem?) :

export PATH=${PATH}:/home/Valter/Android/SDK/android-sdk-linux_86/tools

Feito isso vamos instalar nosso ADT, o ADT é um plugin para o Eclipse :
Vá em :
->help
-> install new softwre
-> add

E preencha:

Name:Android
Location:https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/

Depois de adiciona o repositório do Android, selecione ele em 'work with', irá aparecer 'Developer Tools', selecione e mande instalar, feito isso mande o eclipse reiniciar.
O eclipse pode dar algum aviso, aceite e continue com a instalação.
Após o eclipse reiniciar, precisamos informar aonde esta instalado nossa SDK, então vá em :

-> Windows
-> Preferences
-> Android (fica do lado esquerdo)

Vai aparecer um aviso do Google, (ajude eles enviando dados estatísticos,rs)

Depois vá em browser e localize aonde esta o seu SDK :

Ex : /home/Valter/Android/SDK/android-sdk-linux_86

Dê apply, depois OK.

Pronto, estamos quase lá,rs.

Vá em:
-> Window
-> Android SDK and AVD Manager (isso é para você instalar componentes do Android)

Vá em avaliable package e veja o que você pode instalar.
Você precisa ter pelo menos uma plataforma do android instalada, senão tiver instale, a Google recomenda que instale:
-> Documentation
->Samples
->USB Driver

Mande instalar e prontinho,rs.

Conclusão, o Android ao meu é um ótimo sistema operacional, tem tudo para dar certo, é open source, o que é bom para nós desenvolvedores.
A Google sempre me surpreendeu com seus servições, mas essa agora com o Android, Google é demais mesmo.

Bem agora você pode fazer um 'Hello World' :

Hello World

Abraços e até a próxima dica.



1 comentários mais...

1 comentários

  • Anônimo

    Eu gosto de usar no linux – Free ferramenta Valentina Studio, faz tudo o que eu preciso, e faz isso muito bem http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview

Postar um comentário

Procura algo?

Busque aqui para achar algo no site:

Caso não tenha achado o que procurava, me envie um email para que eu possa cuidar disso para você.

Paperblog :Os melhores artigos dos blogs